O Poeta João Azevedo do Carmo

Por Raúl Machado

ja-do-carmo.gif 

Aprendi a ler na biblioteca dos Penicheiros e sempre que abria um livro lá aparecia o poema colado nas primeiras páginas.
Só 35 anos depois em 2006 ao ler Eu, meus senhores, amo a liberdade de João Azevedo do Carmo soube quem era o autor.
Vai falar: O LIVRO
Leitor

Prova que és civilizado
tratando-me com cuidado.

Jovem, criança, pai, mãe:
faço bem – trata-me bem.

Põe um papel a forrar-me,
não vá a mesa sujar-me.

Não me abras de mais.Faz mal
à minha espinha dorsal!

Se espirrares ou tossires,
é favor não me atingires.

Folheia-me a seco….Prime.
O dedo à boca é um crime.

Que a tua mão ao fechar-me,
tenha cuidado em guardar-me…

Findas-te a leitura? Então
não me retenhas em vão…

Não pertenço a ti sómente,
sou livro de muita gente.
O LIVRO

O senhor Carmo era amigo do meu pai, pessoa de uma educação e cultura como já não se encontra. Não esqueço a maneira carinhosa com que me tratava.

Nasceu a 2 de Maio de 1899 no Barreiro.

Figura ímpar do movimento associativo foi :

– Fundador do Clube Naval Barreirense
– Fundador da Sociedade Esperantista Operária do Barreiro
– Dirigente do saudoso Clube 22 de Novembro
– Dirigente da Misericórdia do Barreiro
– Criador do curso nocturno do Instituto dos Ferroviários.

A par da sua actividade associativa também foi jornalista no Eco do Barreiro, Acção e Acção Nacionalista.
Em termos politicos foi dirigente do MUD no Barreiro e pertenceu à Comissão Conselhia da Candidatura de Norton de Matos à Presidência da República em 1947. Depois do 25 de Abril aderiu ao Partido Comunista Português.

Faleceu em 23 de Janeiro de 1986

Deixe uma Resposta

